44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo será online

Seguindo o exemplo de outros festivais pelo mundo, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo adaptou sua edição de 2020 devido a pandemia. A 44ª edição exibirá os títulos selecionados no streaming em uma plataforma exclusiva realizada pela Festival Scope/Shift72, responsável também pela plataforma do Toronto International Film Festival, Festival de Cinema de Tribeca e pelo Marché du Film, o tradicional mercado de Cannes. Cada ingresso custará R$ 6,00, um ótimo valor para um festival online.

Foto: Pôster da 43ª Mostra criada pela brasileira Nina Pandolfo

A 44ª Mostra também terá projeções no drive-in Petra Belas Artes, além de disponibilizar gratuitamente filmes nas plataformas da Spcine e do Cinesesc, além de Master Class, webnares e lives com profissionais da área. O evento contará com cerca de 150 filmes e produções de países como Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, China, EUA, Finlândia, França,  Grécia, Hungria, Irã, Japão, Líbano, México, Noruega, Palestina, Portugal, Suiça, Síria e Turquia já estão confirmadas. Cobri a Mostra pela primeira vez em 2019 e foi uma experiência fantástica, especialmente por ser capaz de ver filmes que nunca encontraria no cinema convencional.

Na edição deste ano, o artista convidado para fazer o pôster foi o diretor chinês Jia ZhangKe, que também exibirá seu mais recente longa, Nadando até o Mar Ficar Azul [2020], na seleção do evento. A produção foi filmada em Fnyang, região da cidade natal do diretor, onde ele se tornou Embaixador Cultural e há três anos criou um festival de cinema e lançou recentemente um festival literário. Hoje, a região é referência para artistas e escritores do país.

Já o tradicional Prêmio Humanidade será merecidamente dedicado este ano aos funcionários da Cinemateca. Entregue todos os anos para os grandes realizadores do cinema, o prêmio honrará os trabalhadores que estão desde o ano passado sem receber salários e sofrendo com a iminente perda do acervo da instituição. A 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece de 22 de outubro a 04 de novembro de 2020