Conheça o calendário de premiações de 2021

Foto: HFPA

Devido a pandemia mundial de COVID-19, a indústria cinematográfica precisou adiar ou cancelar praticamente todo o seu calendário de 2020 - apesar de alguns filmes e eventos ainda se segurarem de alguma forma. Sem a possibilidade de manter o calendário tradicional de lançamentos, a Academia mudou a data da próxima edição do Oscar de 28 de fevereiro de 2021 para 25 de abril de 2021. Essa mudança gerou um efeito cascata e muitas outras premiações, que tradicionalmente tem um papel importante na temporada de premiações, também mudaram suas datas e fizeram modificações temporárias em suas regras. Nesta lista, vou relacionar todas as mudanças e, claro, atualizá-la sempre que houver qualquer novidade.

Oscar - 25 de abril
Pela primeira vez na história, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas permitirá que um filme inédito lançado diretamente em streaming concorra ao Oscar. Sem a possibilidade de exibições nos cinemas ou reuniões exclusivas organizadas pelos distribuidores, os filmes devem ser disponibilizados para os membros da Academia assistirem em um serviço de streaming exclusivo para os votantes chamado Academy Screening Room.

Outra mudança importante foi a tradicional janela de elegibilidade, que excepcionalmente aceitará filmes lançados entre 1º de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021. A ideia é dar aos estúdios tempo extra para terminarem seus filmes e encontrarem datas de lançamento viáveis, sem perderem a chance de concorrer no próximo ano.

As produções devem estar disponíveis dentro de 60 dias após serem lançadas publicadamente em algum serviço de streaming ou on demand. Essa decisão abrange todos os filmes que desistiram de estreias nos cinema e foram lançados antes da mudança pontual ser anunciada, como o caso de Trolls 2 - que foi reagendado no Brasil para 8 de outubro. Importante destacar que todos os outros requisitos de elegibilidade foram mantidos. Qualquer dúvida, tenho um vídeo explicando detalhadamente como o processo de votação funciona.

Film Independent Spirit Awards - 24 de abril
Tradicionalmente a última premiação antes do Oscar, o Film Independent Spirit Awards foi anunciado para o dia 24 de abril. A premiação focada no cinema independente também estabeleceu a mesma janela de elegibilidade da Academia - entre 1º de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021.

Cinema Audio Society Awards - 17 de abril
A Cinema Audio Society definiu a data do 57º Annual CAS Awards para o dia 17 de abril. A cerimônia que premia as melhores realizações em mixagem de som terá seus indicados finais anunciados em 2 de março, com o período de elegibilidade dos filmes seguindo as mesmas datas da Academia. Exatamente como o Oscar, o CAS aceitará que filmes que seriam lançados no cinema e foram disponibilizados em streaming comercial ou on demand podem se qualificar para a premiação. Os detalhes sobre como a cerimônia ainda serão anunciados.

BAFTA Awards - 11 de abril
Logo após a anúncio do adiamento do Oscar, o BAFTA Awards também confirmou que sua cerimônia seria transferida de 14 de fevereiro para 11 de abril. O período de elegibilidade também foi estendido para garantir que os filmes pudessem estrear. 

Art Directors Guild Awards - 10 de abril
Com local ainda a ser confirmado, a cerimônia do Art Directors Guild Awards acontecerá em 10 de abril, com indicações sendo anunciadas em 2 de março de 2021.

Directors Guild of America Awards - 10 de abril
O 73º DGA Awards acontecerá no dia 10 de abril. Todas as informações sobre os requisitos de submissão para a premiação e o local da cerimônia ainda serão divulgados pelo sindicato dos diretores.

Visual Effects Society Awards - 6 de abril
O 19º VES Awards acontecerá em 6 de abril, mas o sindicato ainda não divulgou nenhuma informação sobre o formato da cerimônia. Além das categorias competitivas, a premiação entregará seus tradicionais prêmios VES Lifetime Achievement Award, Visionary Award e Award for Creative Excellence.

Screen Actors Guild of Awards - 14 de março
Também aderindo temporariamente ao período de elegibilidade da Academia, o SAG Awards será realizado no dia 14 de março. O sindicato dos atores aceitará inscrições a partir de 27 de setembro de 2020, com encerramento em 20 de novembro de 2020. As indicações serão anunciadas em 4 de fevereiro.

Critics Choice Awards - 7 de março
A cerimônia do Critics Choice Awards acontecerá em 7 de março com apresentação de Taye Diggs e transmissão ao vivo pela rede CW nos EUA. A Critics Choice Association anunciará as indicações de televisão em 18 de janeiro, enquanto o anúncio das indicações de cinema será em 7 de fevereiro.

Globo de Ouro - 28 de fevereiro
O Globo de Ouro assumiu a data anterior do Oscar, mas nenhuma informação ainda foi dada sobre como será a cerimônia apresentada por Tina Fey e Amy Poehler.

A HFPA - Hollywood Foreign Press Association - suspendeu temporariamente a regra que afirma que todos os membros qualificados para votar devem ser convidados para uma exibição oficial em uma sala de exibição selecionada pelo estúdio ou em um cinema. Agora, os distribuidores devem fornecer um link ou uma cópia em DVD do filme para os votantes serem capazes de ver o filme em casa.

O filme precisa estar disponível para todos os votantes em, no máximo, uma semana após seu lançamento em inglês em Los Angeles. Além disso, a organização também permitirá que um filme que seria lançado originalmente no cinema seja lançado em formato de televisão, como streaming, canal a cabo e até televisão aberta. 

Gotham Independent Film Awards - 11 de janeiro
No ano do seu trigésimo aniversário, o Gotham Independent Film Awards será realizado em 11 de janeiro. Filmes lançados até 28 de fevereiro serão elegíveis, e o prazo para inscrição será 1º de outubro, com as indicações em 12 de novembro. Mais informações sobre a cerimônia serão divulgadas nos próximos meses.