A 9ª edição do Cinecipó - Festival de Filme Insurgente, idealizado por Cardes Monção Amâncio e Daniela Pimentel de Souz, anunciou a programação de sua primeira edição online. Originalmente realizado em quatro dias com cinema ao ar livre, na praça e de graça, o festival acontecerá entre os dias 30 de novembro e 28 de dezembro. O evento tem como objetivo apresentar ao público projetos que mergulham nas várias culturas que existem no Brasil. As produções audiovisuais nacionais presentes na programação são realizadas por indígenas, negros, LGBTQIA+ e brancos dissidentes aliados nas lutas.

Foto: Cinecipó

Entre curtas e longas-metragens, mais de 60 produções serão exibidas gratuitamente no site do evento e divididas em quatro programas semanais: Derivas, Vigílias, Retomadas e Sonhos. As produções abordam questões de gênero, LGBTQIA+, ambientais e raciais, entre outras temáticas sociais importantes. Além das produções audiovisuais, o Cinecipó também oferece oficinas, palestras e uma programação inteiramente infantil. É a oportunidade perfeita para o público conhecer produções que não ganham espaço no circuito comercial brasileiro.

A abertura do festival será Nossa Voz de Terra - Memória e Futuro, produção colombiana dirigida por Marta Rodriguez e Jorge Silva lançada em 1982, recém restaurada e relançada no Festival de Berlim de 2019. Cinecipó também conta com exibição única e comentada, antes da estreia no circuito comercial, de Sertânia, de Geraldo Sarno. Veja a programação completa no site.

Serviço:
9ª edição do Festival Cinecipó
Data: 30/11 a 28/12
www.cinecipo.com.br
Gratuito