O curta-metragem de animação brasileiro Umbrella foi qualificado para o Oscar 2021 e disputará uma vaga na categoria Melhor Curta-Metragem de Animação. Se selecionada, a animação escrita e dirigida por Helena Hilário e Mario Pece será a primeira nacional do gênero a concorrer na premiação.

Inspirada em uma situação vivenciada pela irmã de Hilário, Umbrella foi selecionada em 19 festivais que qualificam para a disputa por uma vaga na categoria. Para o Oscar 2021, a Academia concedeu isenção para os filmes que forem lançados online através da plataforma online de um festival impactado pelo COVID-19, desde que eles apresentem provas da inclusão no festival.

Foto: Stratostorm


A trama empática nos apresenta a história de Joseph, um menino que vive em um orfanato e, por memórias afetivas, sonha em ter um guarda-chuva amarelo. A encontro com uma jovem garota que acompanha a mãe até o local para fazer doações, nos faz refletir sobre a importância de observar, escutar e sempre nos colocar lugar do outro.

Umbrella tem produção do estúdio criativo Stratostorm e ficará disponível gratuitamente no canal do estúdio no Youtube entre os dias 7 de 21 de janeiro, mas você já pode assistir ao trailer da animação.