A Mostra Mulheres Árabes - Cinema & Poesia disponibilizará gratuitamente dez filmes entre curtas, médias e longas-metragens das cineastas e poetisas Annemarie Jacir (Palestina) e Nujom Al-Ghanem (Emirados Árabes). Totalmente online, a programação da mostra realizada de 07 a 11 de abril pela Women and Film and Television do Brasil - WIFT Brasil com patrocínio da Lei Aldir Blanc.

Annemarie Jacir é uma das principais figuras da Nova Onda do Cinema Árabe e seu filme de estreia, Sal deste Mar, foi o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher palestina. Com filmes selecionados para o Festival de Cannes, Veneza, Locarno e Berlim, todos os filmes da cineasta foram inscritos oficialmente no Oscar como representantes da Palestina.

Jacir também trabalha como curadora e mentora, promovendo ativamente o cinema independente da região e contratando, treinando e ensinando jovens talentos locais. Membro da Academia de Artes e Ciência Cinematográficas e da Academia Britânica de Cinema e Televisão (BAFTA), a cineasta é cofundadora da recém-criada Dar Yusuf Nasri Jacir para Arte e Pesquisa em Belém, cumprindo um sonho de família em estabelecer um espaço para as artes na Palestina.

Com oito coleções de poesia e mais de vinte filmes lançados, Nujoom Al-Ghanem é considerada uma escritora e cineasta estabelecida no mundo árabe. Poeta, artista e diretora de cinema, Al Ghanem tem realizações reconhecidas no seu país e internacionalmente. Cofundadora da Nahar Productions, produtora de filmes com sede em Dubai, ela trabalha como mentora profissional em cinema e redação criativa, além de consultora cultural e de mídia.

A programação da mostra será aberta com um encontro com as realizadoras, onde ambas vão compartilhar suas experiências com o público. O encontro terá mediação de Nágila Guimarães, a curadora da mostra. Toda a programação será vinculada por meio da plataforma TodesPlay com exibição apenas par ao território brasileiro com limite de 300 visualizações.

A mostra também contará com outras atividades, como Tamo Junta: Poéticas de Fronteiras, com Christina Queiroz (jornalista e doutora em Letras pela USP) e mediação de Maristela Sanches Bizarro (Doutoranda em Literatura Brasileira e co-fundadora da WIFT Brasil) e o Sarau Mulheres de Palavra: Poesias de mulheres árabes e da periferia paulistana, com Paula Pretta (atriz, musicista e poetisa), Rose Dória (poetisa - Sarau Cooperifa) e Victória dos Santos (poetisa e musicista). A atriz Estela Lapponi também apresentará performances inspiradas na poesia de Annemarie Jacir e Nujoom Alghanem. As atividades ficarão online e disponíveis até o final da mostra. Confira a programação completa:

Foto: WIFT Brasil

07/04 - Quarta-feira
17h -  Encontro com as artistas /abertura - áudio: inglês, legenda: português, 2021, 60 min.
19h -  Quando te vi (When I Saw You)  - Ficção, 2012, 98 min.
21h - O céu próximo (Nearby Sky-) - Doc, 2017, 84 min.
 
08/04 - Quinta-feira  
17h - Sarau Mulheres de Palavra -  áudio: português, legenda: inglês, 2021, 60 min.
19h - Ferramentas afiadas (Allat Haddad ) - Doc, 2014, 85 min.
21h -  Wajib - Um convite de casamento (Wajib - fiction) - Ficção, 2017, 96 min.
 
09/04 - Sexta-feira  
17h - Debate - Tamo Junta áudio português - 2021, 60 min.
19h - Vermelho, Azul & Amarelo (Red, Blue & Yellow ) - Doc. 2013, 92 min.
21h -  Migalhas para os pássaros (A few crumbs for the birds) - 2005, 28 min.
 
10/04 - Sábado
17h -  Sal desse mar (Salt of this Sea) - Ficção, 2008, 109 min.
19h -  Amal (Amal) - Doc, 2011, 88 min.
 
11/04 -Domingo
17h - Mel, Chuva & Poeira (Honey, Rain & Dust) - Ficção, 1999, 20 min.
19h -  Jornada Impossível (Like Twenty Impossibles) - 2003, 17 min.