A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou novas regras para 94º Oscar. A organização continuará considerando os lançamentos simultâneos nos cinemas e no streaming, desde que os filmes sejam disponibilizados no Academy Screening Room - streaming exclusivo da Academia - dentro de 60 dias após o lançamento ou transmissão em streaming ou VOD.

A partir do próximo Oscar, a categoria de melhor filme terá 10 indicados garantidos, como foi feito em 2009 e 2010. A mudança ocorreu porque os eleitores do AMPAS - que agora são proibidos de receber DVDs, CDs e roteiros físicos das equipes de marketing dos filmes - preencheram 10 filmes em suas cédulas de nomeação, em vez de cinco, ao votar em melhor filme. Além disso, aumentam as chances de filmes populares bem vistos pela crítica serem indicados, despertando o interesse do público para a premiação. Muito melhor que o tal Oscar de filme popular que, felizmente, não foi para frente...

Foto: The Academy


Também foram reveladas mudanças significativas nas categorias de trilha sonora e canção original. Segundo as novas regras, para um filme ser elegível na categoria de trilha sonora original, a trilha deve ser composta por no mínimo 35% do total da música do filme, abaixo dos tradicionais 60%. Já em canção original, o Oscar não permitirá que um filme inscreva mais de cinco canções na categoria.

Algumas mudanças feitas durante a pandemia permaneceram. A Academia permitiu que todos os membros que desejarem participar das rodadas preliminares e de nomeação de votação para a categoria de longa-metragem internacional continuem a fazê-lo. Porém, o votante deve atender a um requisito mínimo de visualização para ser capaz de votar na categoria.  Além disso, a Academia decidiu permanecer com 15 finalistas na shortlist - antes da pandemia, a organização anunciava 10 filmes internacionais.

Ainda sobre as shortlists, a Academia também expandiu as shortlists das categorias de curtas - melhor documentário, melhor curta de animação e melhor curta live-action - de 10 para 15 filmes. A categoria de som também ganhará uma shortlist a partir da próxima temporada. Haverá agora uma rodada preliminar de votação pelo ramo de som para determinar uma lista de 10 filmes, que serão convidados a fazer uma apresentação para os membros do ramo antes da votação de nomeação. Algo semelhante já acontece com as categorias de efeitos especiais e maquiagem e cabelo.

Todas as mudanças foram aprovadas pelo Conselho de Governadores da Academia para o 94º Oscar, que acontece em 27 de março de 2022.